Terrível simetria

Um colega, genuinamente perplexo e indignado, me perguntou o que diabos estava acontecendo com todos aqueles pássaros mortos no Arkansas. E ainda acrescentou: o que Mulder e Scully diriam sobre isso?


Rob Wallace





Scully: Mulder, sou eu. Recebi sua mensagem. Sério, Beebe, Arkansas, por um bando de pássaros mortos? Skinner aprovou isso?

Mulder [comendo sementes de girassol]: Pode haver mais em andamento, ou em avoamento, Scully. Te mandei o seu cartão de embarque por e-mail.

Scully: Você está sugerindo que essas mortes vão além de uma anomalia estatística? As mortes ocorrem de maneira rotineira o suficiente para que sobreposições sejam inevitáveis. Quanto às causas específicas, autópsias preliminares indicam que os melros-preto sofreram traumas. Eles provavelmente ficaram assustados com uma tempestade noturna ou fogos de artifício do Ano Novo, foram atingidos por raios ou granizo ou desorientaram um ao outro.

Mulder: E os peixes?

Scully: Mortos no fundo dos tambores de alimentação, provavelmente em conjunto com outros fatores, como hipóxia. As fortes nevascas da estação impedem que o oxigênio se espalhe através do gelo nas vias navegáveis do Centro-Oeste. A drenagem das minas de metal no Rio Arkansas é notória.

Mulder: Mas é provável que essas anomalias ocorram apenas por acaso quando surgem tão próximas umas das outras? A geografia importa, Scully, e sugere, mesmo que apenas dentro do domínio das possibilidades extremas, que as mortes compartilhem um mecanismo.

Scully: Que seria exatamente o quê?

Mulder: Um experimento do governo deu errado? Desvios corporativos não são inéditos nesta Grande Recessão. Não precisamos de homenzinhos verdes, nem do Canceroso fumando seus cigarros, para dar conta dos maus presságios, Scully. O capitalismo é uma conspiração aberta, cuja atividade cotidiana não é um mero presságio mítico da morte, mas sim a destruição de mundos.

Scully: Mulder, você está inferindo um processo a partir de um padrão, nenhum dos quais neste momento é substanciado.

Mulder: E os quinhentos melros-pretos e estorninhos encontrados mortos na Louisiana? Também uma anomalia?

Scully: Apenas um marcador para o alcance nacional dessa história. Invada os bancos de dados da Lexis-Nexis Inc e você encontrará relatórios semelhantes de tais eventos ao longo do ano passado publicados apenas na imprensa local. O interesse atual advém do fato de que a histeria das multidões viralizou.

Mulder: Ou é o inconsciente coletivo captando um sinal em meio aos ruídos do comércio. Dados de mortalidade apontam para além da mortalidade de fundo. Desde 1970, o tamanho da população animal diminuiu trinta por cento em todo o mundo. Desmatamento, poluição, sim, mas talvez algo além neste caso, específico para a região. Há algo estranho no Arkansas, Scully, algo que justifica o nosso tempo ao ar livre, entre os porcos selvagens. É por isso que voamos hoje à noite! Rápidos como um raio.

Scully [em voz baixa, esfregando as têmporas]: Em uma caçada ao ganso. Desviados. Longe das conspirações em que queremos acreditar.